O vício do açúcar…

Uma luta diária … o vício pelo açúcar! É um tópico até constrangedor pra mim porque pra muita gente é considerado bobeira, gula, “olho grande” e não é bem assim .. Outro dia parei para pensar como me sinto quando como e quando não como mas estou com desejo. é algo mais forte do que eu e fiquei pensando … “é como um vício em drogas, álcool, cigarro ..” sim gente! Tem situações em que devemos dar uma atenção maior a esses casos. Quando ingerimos açúcar, liberamos a dopamina que é chamada “hormônio do prazer” e os nossos níveis de insulina também se elevam para compensar a quantidade de açúcar e ai vai virando uma bola de neve …. a sensação boa logo passa e o desejo volta… e assim infinitamente. O mesmo tipo de situação acontece com quem tem prazer em beber, por exemplo, todo esse ciclo de desejo e repentina abstinência. Com tudo isso vem a bagagem junto… problemas de saúde infinitos que o açúcar, em excesso, traz. Diabetes, ganho de peso, alterações metabólicas e por ai vai … Comer um docinho de vez em quando pode ser ok, mas comer descontroladamente, querendo todos os dias sem saber ter limites, simplesmente sendo guiado pelo seu vício .. é algo realmente preocupante. No meu caso, já estou com alguns indícios de algumas complicações que meu corpo está avisando que vão ocorrer se eu continuar nesse ritmo, afinal de contas já estou beirando os 30 anos né? E por isso já estou buscando formas de controlar essa doença (sim, considero como algo sério para também tratar de forma séria) seja com medicações ou não, algo tem que ser feito antes que seja tarde demais … É muito fácil pra quem ta fora falar “é só parar de comer, ter uma alimentação saudável, faz exercício que passa” mas não é fácil assim, senão não teríamos esse enorme número de pessoas obesas e com problemas de saúde que temos hoje no mundo todo .. Seguimos na luta, tentando algo melhor … sempre! Com o passar do tempo continuarei compartilhando essa luta diária e quais medidas estou tomando para tentar contornar essa situação.. 

E vocês, como lidam com isso?? Contem pra mim e vamos compartilhar nossas experiências!! Ah… .. e se você conhecer um grupo de “chocólatras anônimos” me fala tá? 🙂

Beijos no coração !!! 😉

3 thoughts on “O vício do açúcar…

  1. Não conheço um grupo de chocólatras anônimos, mas, se vc achar, me avisa que eu vou correndo entrar para o grupo, haha. Eu tbm amo doces! Principalmente em sobremesas, depois do almoço ou janta eu sempre gosto de comer um docinho, mas, estou tentando controlar esse desejo e muitas vezes eu substituo o açúcar de um doce pelo açúcar de uma fruta, claro, para o meu paladar não é a mesma coisa, mas meu cérebro tem aceitado bem, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ❤

  2. Meniiiiina, esse post é muito eu! rs
    Eu sou chocólatra assumida, então bate aqui \o
    É como você disse, não é fácil e não é simples. Muitas pessoas podem achar que é bobeira mas só quem é ”viciada” em doces sabe como é difícil parar ou rejeitar um chocolatizinho rs.
    Se algum dia você conseguir me passa a receita, tá?

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

  3. Com certeza existe a grande diferença entre vontade e vício.
    Eu mesma ás vezes tenho vontade de doce, mas como um bolo integral de banana e me sinto satisfeita, não é um vício é só um momento que realmente o corpo pede ainda mais eu que sou muito fã de comidas salgadas. Tenho até que controlar, tive alergia e excesso no ano em que fazia faculdade. Fiquei inchada por causa do sal. Pra você ver. rs
    Então há casos e casos e quando você diz vício é vício tem que ser tratado como tal e a pessoa procurar ajuda médica porque nenhum vício faz bem.
    Ótimo post.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *